Existem doenças oftálmicas (como algumas degenerações corneanas, por exemplo) causadas pelo consumo inadequado de alguns alimentos como petiscos, bifinhos e ossinhos. Em uma dieta desequilibrada, o excesso de colesterol ou de cálcio pode se acumular em tecidos oculares e causar lesões bem sérias.
Assim como nós não podemos comer bolachas recheadas várias vezes ao dia ou todos os dias, os pets também não devem consumir diariamente petiscos ricos em carboidratos, feitos com farinhas brancas, corantes, palatabilizantes e gorduras inflamatórias.
Precisamos ler os rótulos, ficar atentos à qualidade dos ingredientes e também à quantidade do que é oferecido.
Uma boa dica é tentar substituir os petiscos industrializados por opções naturais, da mesma forma que fazemos com a nossa própria alimentação.
Se informe com o seu médico veterinário, pois alguns alimentos são tóxicos e não podem ser oferecidos aos nossos animais de estimação, como é o caso da carambola, cebola, uva e chocolates por exemplo.
É importante lembrar no momento de decidir se vai oferecer para o seu pet um alimento industrializado, natural ou complementar com petiscos, que cada animal é único, tem necessidades e restrições específicas. Um filhote não come o mesmo que um idoso, um cão de raça gigante não deve receber os mesmos nutrientes que um de raça miniatura, um paciente renal não come o mesmo que outro com problema no fígado por exemplo. Por isso cada dieta deve ser individualizada, pensada de forma a suprir as necessidades nutricionais de cada fase da vida e também ser viável, ajustada com a rotina da família. Logo, a orientação nutricional é fundamental, pois uma dieta equilibrada vai gerar grandes benefícios tanto para os olhos quanto para a saúde do pet como um todo.
A VetPrime conta com uma parceria muito especial com a Dra Ana Claudia Andreta médica veterinária nutróloga, que cuida com carinho da dieta dos nossos pacientes. Ela nos ajuda a tratar os casos em que o ajuste da alimentação faz toda diferença no resultado do tratamento dos problemas oculares.