Algumas doenças podem afetar os olhos dos gatos e uma delas é a uveíte.
Uveíte é o termo que usamos para a inflamação de algumas estruturas internas do olho (íris, coróide e corpo ciliar).
Como uma febre pode indicar que algo não está bem, a uveíte pode ser também um sinal inespecífico. O fato do olho estar inflamado levanta uma bandeira de alerta e nos mostra que devemos procurar outras doenças (nem sempre localizadas no olho) que podem causar este tipo de alteração. Costumamos dizer que quando encontramos uma uveíte, estamos apenas com a cauda do elefante na mão, precisamos encontrar onde ele está escondido.
Essa patologia tem uma grande importância na oftalmologia veterinária pois as causas são diversas, podendo ser causas infecciosas e não infecciosas que podem colocar em risco a vida do animal.
E como suspeitar que meu gato tem uma uveíte?
Alguns sinais clínicos merecem atenção como por exemplo, olho mais fechado, lacrimejando e/ou mais vermelho. Algumas vezes percebemos diferença na cor, formato e tamanho da pupila quando comparamos um olho com o outro.
A inflamação ocular é diagnosticada através de um exame oftalmológico detalhado realizado por um oftalmologista especializado. Através do exame é possível avaliar a extensão e gravidade da inflamação, se há alteração da pressão ocular e se há sangramento ou pus dentro do olho.
O tratamento ocular é iniciado imediatamente após o diagnóstico, ao mesmo tempo iniciamos uma investigação mais detalhada para tentar descobrir a causa do problema (tentar encontrar o elefante escondido).
Nos gatos, é muito comum que agentes infecciosos como o vírus da imunodeficiência felina (FIV), o vírus da leucemia felina (FELV), da peritonite infecciosa felina (PIF), o herpesvírus felino, protozoários como Toxoplasma gondii, além de alguns agentes bacterianos e micóticos sejam os causadores da uveíte.
Portanto, ao tratar os olhos e investigar a causa do problema, estamos não só salvando a visão, mas também a vida dos nossos pacientes!