Blog Vetprime

Seu pet é diabético? Você sabia que é necessário um acompanhamento oftalmológico?

6 de julho de 2021

Share on telegram

Quando temos um animal de estimação é nossa responsabilidade zelar pela sua saúde e segurança. E com relação à saúde, é válido apontar que os animais podem desenvolver algumas doenças semelhantes às dos seres humanos. Uma delas é a Diabetes. Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose como fonte de energia.
Quando o animal tem diabetes, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente, consequentemente o nível de glicose no sangue fica alto. Se esse quadro permanecer por longos períodos, a hiperglicemia poderá causar danos em diversos órgãos (como os olhos por exemplo), vasos sanguíneos e nervos.

Atualmente a incidência da diabetes em cães vem aumentando. Alguns fatores contribuem para isso, desde a predisposição genética, a vida sedentária, a alimentação incorreta até o estresse por exemplo.
A principal alteração ocular relacionada à diabetes em cães é a catarata diabética. Contudo, o animal diabético pode ter outras alterações oculares, como alterações da retina, da córnea e inflamações oculares.
Estes pacientes necessitam de um controle regular da glicemia, através do acompanhamento periódico feito pelo médico veterinário clinico geral ou endocrinologista.
O acompanhamento dos pacientes diabéticos por um serviço de oftalmologia veterinária é imprescindível para evitar a cegueira.

diabete #cachorro #gato #vetprime #pet #animais #animaldeestimação #saúdepet #veterinário #brasil

Informações de contato

Rua Avelino Silveira Franco, 149,
sala 315, Condomínio L’office,