Blog Vetprime

Quais as principais doenças oculares em gatos e como identificá-las?

18 de maio de 2021

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Você sabia que os gatos também estão sujeitos a doenças oculares? Os olhos dos felinos são bem sensíveis e vulneráveis a esses tipos de lesão, por isso o tutor deve ficar atento aos sinais. Se forem mal tratadas, as doenças oculares podem realmente prejudicar a visão dos felinos, e até mesmo levá-los a cegueira parcial ou total.

Você sabia que os gatos também estão sujeitos a doenças oculares? Os olhos dos felinos são bem sensíveis e vulneráveis a esses tipos de lesão, por isso o tutor deve ficar atento aos sinais. Caso o tratamento não seja adequado, as doenças oculares podem realmente prejudicar a visão dos felinos, e até mesmo levá-los à cegueira parcial ou total. Entenda algumas dessas doenças:

Conjuntivite.
É uma das doenças oculares mais comuns nos gatos. Ela pode ser contagiosa e os sintomas são olhos vermelhos, com secreção e mais fechados. Muitas vezes outros sintomas respiratórios também estão presentes e são causados por infecções bacterianas e/ou virais.

Cegueira
Algumas raças são propensas à doenças degenerativas da retina, que são hereditárias e causam cegueira. Hoje já existem exames específicos para o diagnóstico destes problemas.

Melanoma de íris
Manchas escuras na íris do seu gato necessitam de acompanhamento especializado, pois podem ser apenas “pintas” escuras ou podem indicar um tumor maligno chamado melanoma. Ter fotos dos olhos do seu bichano em diferentes épocas da vida dele pode ajudar muito o veterinário na avaliação do aparecimento e da progressão desta doença.

Uveítes
A mudança da cor dos olhos, desconforto e secreção podem indicar uma inflamação ocular que chamamos de uveíte. Muitas vezes a alteração ocular é o primeiro sintoma de uma doenças sistêmicas graves, como por exemplo, a PIF, FIV FELV, toxoplasmose, dentre outros agentes infecciosos ou neoplásicos.

Catarata
Não é muito comum em gatos, normalmente é secundária à uveíte ou trauma. É percebida pelo aspecto esbranquiçado de um ou ambos os olhos e diminuição da visão. O tratamento da catarata é a cirurgia por facoemulsificação e uma lente artificial é colocada no lugar.

Sabemos que quanto mais cedo diagnosticamos as doenças oculares, mais eficaz é o tratamento. O olho nem sempre dá uma segunda chance, por isso procure um veterinário especialista que saberá como conduzir o caso.

O tratamento correto (ocular e da doença de base) é fundamental e pode salvar a vida do seu gatinho!

#blog #doençaocularemgatos #cachorro #gato #vetprime #pet #animais #animaldeestimação #saúdepet #veterinário #brasil

Informações de contato

Rua Avelino Silveira Franco, 149,
sala 315, Condomínio L’office,
Sousas – Campinas – SP

Envie seus dados que entramos em contato