A oftalmologia em pequenos animais é uma área essencial da medicina veterinária e no Brasil é uma das especialidades que mais cresce. A atenção e o cuidado com os animais de estimação aumentou e com isso também a procura por um atendimento mais completo. Sabemos que se os problemas oculares não forem tratados rapidamente e de maneira correta podem levar a cegueira e outras consequências graves.
Conforme a idade dos animais avança, as doenças relacionadas à visão aparecem com mais frequência; por isso, existe a necessidade de profissionais especializados no mercado capacitados para atender essa demanda crescente.
E quando esses pequenos pacientes chegam às clínicas, os especialistas avaliam o paciente considerando os sinais clínicos e o histórico do paciente. Desta forma é possível chegar ao diagnóstico com mais precisão, vale lembrar que além dos exames já feitos no atendimento, em alguns casos exames complementares são necessários para definir o diagnóstico, como por exemplo, exames laboratoriais e Ultrassom ocular.
Após a avaliação clínica e com o diagnóstico em mãos é possível definir os possíveis tratamentos, que podem ser medicamentosos e/ou cirúrgicos. A escolha do melhor tratamento é discutida caso a caso de maneira cuidadosa por um veterinário especialista em oftalmologia que vai acompanhar a evolução do caso até que o paciente esteja apto a receber alta.
Conheça algumas das doenças oculares mais comuns em animais de pequeno porte. São elas:
• Olho seco
• Catarata;
• Glaucoma;
• Uveítes;
• Úlceras de córnea
• Descolamento de retina.
O acompanhamento clínico é essencial para garantir a saúde e o bem-estar desses animais. Conte com clínicas e profissionais especializados em oftalmologia.