Blog Vetprime

O que é Nódulo de pálpebra ? E qual é o melhor tratamento?

16 de junho de 2022

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

A principal função das pálpebras é a distribuição do filme lacrimal, proteção dos bulbos oculares, contra raios de luz; corpos estranhos e ressecamento.

Em alguns animais podemos observar o aparecimento de nódulos na pele das pálpebras, como se fossem “verrugas” ou saliências que podem crescer lenta ou rapidamente e incomodar o animal.

Os cães são mais acometidos que os gatos, normalmente surgem em animais mais velhos e a grande maioria tem característica benigna, ou seja, apresentam menor chance de provocar metástases. 

As neoplasias de pálpebras têm grande importância dentro da medicina veterinária, pois podem causar alterações em sua posição e movimento, dependendo do tamanho e localização elas encostam e provocam atrito constante com a córnea, o que pode causar, dor, desconforto e lesões graves como úlceras de córnea, perfurações e nestes casos, perda da visão.

Acontece que o tamanho da margem da pálpebra é pequena, não temos muita pele sobrando para planejar a cirurgia. E se o nódulo cresce muito, ao fazer a remoção cirúrgica com uma certa margem, precisamos realizar enxertos de pele para recobrir o local de onde tiramos o tumor. 

Por isso, o indicado é avaliar se o aumento de volume é um possível tumor de pálpebra e não esperar crescer.  Quanto menor for o nódulo, melhor! Pois o procedimento é mais simples, a recuperação mais rápida e a cicatriz fica quase imperceptível.

Sempre que retiramos um nódulo (seja ele de qualquer aspecto e tamanho), enviamos o material para uma análise histopatológica. Este exame permite diagnosticar o tipo de neoplasia, seu grau de invasão e a capacidade de causar metástase. Com este exame sabemos se todo o material foi removido (se as margens cirúrgicas estão limpas) e com ele podemos supor um prognóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Colega veterinário, ao examinar um paciente que tenha um nódulo de pálpebra, o ideal é indicar a remoção por menor que ele seja, de preferência antes que cause uma úlcera de córnea ou que não se tenha mais margem para a remoção segura. Lembrando que é muito importante realizar uma sutura perfeita, com as bordas bem coaptadas para que a cicatriz formada não cause o mesmo atrito e desconforto na córnea que antes o nódulo causava.

Informações de contato

Rua Avelino Silveira Franco, 149,
sala 315, Condomínio L’office,
Sousas – Campinas – SP

Envie seus dados que entramos em contato