A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa, zoonótica (doença que pode ser transmitida aos seres humanos pelos animais), causada pelo protozoário Leishmania infantum. Apesar da leishmaniose ser mais frequente nos cães, os gatos também podem ser infectados.
A transmissão do parasito para seres humanos e animais ocorre por meio da picada do “mosquitos palha”, que se multiplica em locais com grande acúmulo de matéria orgânica.
Os animais infectados podem apresentar diferentes sintomas como por exemplo falta de apetite, emagrecimento, lesões de pele, aumento dos linfonodos, alterações renais, hepáticas e lesões oculares.
Muitas vezes as alterações oculares são os únicos sintomas observados. A blefarite (inflamação das pálpebras) é o sinal ocular mais comum, seguida do olho seco, conjuntivite, uveíte, descolamento de retina e ceratite.
Hoje já existem alguns aliados que ajudam na prevenção e na proteção do seu pet como coleiras repelentes que protegem contra as picadas dos mosquitos transmissores e a vacina que promove a imunidade contra o parasito.
Lembrando que é sempre muito importante levar seu pet em um médico veterinário pois ele é a melhor pessoa para lhe informar sobre a doença e orientar sobre a melhor forma de diagnóstico e prevenção.
Cuidar de seu pet é cuidar de sua família.