Alguns gatos estão reagindo mal à presença constante de seus tutores em casa, por causa do isolamento social, essa mudança repentina pode irritar o gato. A maioria dos gatos gostam de rotina e gostam de um ambiente controlado. Alterações no ambiente e horários de ração e petiscos podem estressá-los. Então, tente não mudar os móveis de lugar, não mudar de lugar objetos que eles interagem, como casinhas, caminhas, arranhadores. E por último tente manter os horários dos sachês e ração
Um especialista em comportamento animal, explica que animais estressados podem, por exemplo, passar mais tempo reclusos ou dormindo. “Isso costuma acontecer bastante com gatos medrosos , principalmente quando há outros animais ou pessoas na casa. Conhecer o comportamento normal do animal ajuda muito.
Gatos estressados exacerbam o hábito de lambedura nas patas e o ato de dar voltinhas ao seu redor. Alguns vocalizam, miam e choramingam, como num pedido de socorro, outros se isolam por baixo dos móveis, ficam mais arredios, tornam-se hiperativos ou até mordem.Os veterinários concordam que se o animal apresentar qualquer um desses comportamentos, a melhor coisa a se fazer é dar mais atenção ao bichinho, tente não mudar os móveis de lugar, não mudar de lugar objetos que eles interagem, como casinhas, caminhas, arranhadores. E por último tente manter os horários dos sachês e ração. Se o gato estiver dentro de sua casinha ou embaixo da cama, deixá-lo quieto lá, pois isso deixa-lo seguro.