Blog Vetprime

Abril Marrom é o mês de prevenção e combate às causas da cegueira.

6 de abril de 2020

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Abril é o mês de prevenção e combate às causas da cegueira.
Você sabia que os animais de estimação também podem ter problemas de visão e precisam visitar um oftalmologista veterinário? 

Algo muito importante que podemos ressaltar é que a cegueira em animais pode ser evitada, pois na maioria das vezes ela é decorrente de problemas oculares que possuem tratamento (como a catarata e o glaucoma por exemplo) ou que podem ser prevenidos.

Devemos nos atentar e entender quais sinais um pet apresenta que nos indicam diminuição ou perda de visão.
Confira mais sobre isso, e na sequência, como melhorar a qualidade de vida do animal que apresentar esse problema:

O que causa cegueira?
Uma das causas mais comuns de perda de visão é a catarata. Existem também outras patologias como degenerações de retina, glaucoma, traumatismos oculares.

Como identificar o início da cegueira ou de doenças oculares?
Quando a cegueira é bilateral e de surgimento rápido, os animais mudam o comportamento, ficam inseguros, perdidos e colidem com os objetos. Quando a cegueira é gradual, o animal se adapta à condição e acaba decorando a posição dos móveis da casa, o que muitas vezes dá a impressão de que eles enxergam normalmente. Porém, nestes casos a dificuldade pode ser observada em passeios fora do ambiente de costume do animal. Ele pode ter dificuldade para subir escadas, tropeçar na guia da calçada ou bater em obstáculos no meio do caminho, ou então você pode notar que ele não enxerga bem um brinquedo em movimento ou um objeto próximo à ele.

Quais os tipos de tratamento e quanto tempo duram?
O tratamento consiste na identificação e resolução do problema que causa a diminuição da visão, por exemplo, no caso da catarata, assim como nos humanos fazemos a cirurgia para a remoção da catarata e implantamos uma lente intraocular.

Meu pet está cego. O que posso fazer para ajudá-lo?

Peça orientação do médico veterinário
Se após investigar a causa e tratar o problema o animal ainda assim não recuperar a visão, várias medidas são necessárias para realizar a adaptação dele à nova condição. 

No início a perda de visão pode trazer insegurança e medo ao seu pet. Por outro lado, vemos que eles se adaptam muito rápido e utilizam seus outros sentidos que são muito aguçados para se localizarem (como a audição e o olfato). Mesmo adaptados, tempo que sempre ter diversos  cuidados extras para evitarmos acidentes. Confira essas dicas:


➡ Fale com ele antes de tocá-lo, para ele não se assustar

➡ Potinhos de água e ração devem ficar sempre no mesmo lugar

➡ Coloque portões em escadas para evitar que seu pet caia

➡ Avise suas visitas que o seu pet é cego

➡ Móveis devem ficar sempre no mesmo lugar, assim o pet “decora” a posição dos móveis e não colide com os objetos.

➡ Retirar qualquer objeto pontiagudo, plantas com galhos e espinhos que estejam na altura dos olhos do animal, pois ele pode se machucar

➡ Não deixe seu pet próximo a piscinas para ele não cair e se afogar

➡ Quando for passear, mantenha a guia mais curta, sempre dê os mesmos comandos e tente fazer o mesmo trajeto até que ele se adapte, assim ele se sentirá mais seguro

Estamos aqui para lhe orientar e ajudar nestes processo! É sempre muito importante lembrar que a prevenção é a melhor opção para todos os casos. Conte conosco!


Informações de contato

Rua Avelino Silveira Franco, 149,
sala 315, Condomínio L’office,
Sousas – Campinas – SP

Envie seus dados que entramos em contato