Depois de passar meses com seus tutores em casa, cães e gatos acabaram se acostumando com a sua constante presença. Só que agora, com a flexibilização da quarentena, os animais precisam ser preparados para o distanciamento das pessoas da casa, a fim de evitar o estresse emocional dos bichinhos.
Durante a quarentena grande parte dos tutores dedicaram mais tempo aos seus pets, mas agora com a possibilidade de volta ao trabalho, existe uma chance grande dos animais, principalmente os cães que são mais dependentes, desenvolverem a ansiedade de separação, alguns podem latir enquanto estão sozinhos, outros roem móveis e objetos da casa, podem urinar em locais inapropriados ou ficar mais tristes e até doentes.
E você sabia que existem algumas ações que podem ajudar neste momento delicado? Pois é, o simples fato de deixar a televisão ou o rádio ligado já pode distrair seu pet e evita aquela sensação de estar sozinho no ambiente. Já existem canais de Tv e aplicativos preparados para trabalhar a ansiedade dos animais através de estímulos visuais e sons relaxantes.
Uma dica muito interessante enquanto não volta a rotina real de trabalho é criar horários brincadeiras mais ativas e passeios que serão mantidos posteriormente. Assim ele já vai se adaptando a uma nova rotina, entendendo que não terá o seu tutor todo momento do dia.
Alguns brinquedos interativos, que escondem petiscos são outra alternativa para distrair seus amiguinhos durante o dia, existem brinquedos fáceis de fazer em casa, assim você pode colocar a mão na massa e de quebra diminuir também a sua ansiedade!
Existem alguns florais que auxiliam muito no equilíbrio emocional e comportamental de seu pet, neste caso é aconselhado que procure seu Médico Veterinário para saber qual é o mais apropriado para o seu melhor amigo.
Viu só como existem várias formas de transformar esse momento de separação em algo mais descontraído e natural? Se ainda tiver dúvida, consulte o seu Médico Veterinário.