Como Encontrar um Cão Perdido | Perder um cachorro é aterrorizante. Contudo, é muito provável que você o encontre novamente. É especialmente importante permanecer calmo para poder procurá-lo sem que a ansiedade deturpe seu julgamento. Respire fundo e utilize este artigo para ajudar a achar seu amigo peludo.
Procurando dentro de casa
- Pergunte à sua família. Se você não vê o seu cachorro há algum tempo, verifique com o resto da família. É possível que ele esteja escondido em um dos cômodos da casa ou que alguém o tenha levado para passear. Além disso, você saberá quando ele foi visto pela última vez.
- Atraia o cachorro. Cães adoram comida, portanto, talvez você consiga atraí-lo sacudindo uma embalagem de petiscos ou ração. Ande pela casa com ela para o cão ouvir.
- Procure metodicamente. Assim que tiver certeza de que o cachorro não está à vista, comece a procurar pela casa minuciosamente. Verifique cada cômodo com atenção, olhando embaixo das camas e dentro dos armários. Olhe em todos os quartos, banheiros e closets da casa. Não se esqueça de olhar embaixo e atrás dos móveis.
- Procure em lugares improváveis. Cães amedrontados encontram locais inusitados para se esconder. Olhe atrás e dentro de eletrodomésticos, pois eles podem entrar atrás de geladeiras e se esgueirar para dentro de secadoras. Além disso, lembre-se de verificar atrás dos painéis de acesso e até em locais como o armário do aquecedor de água. Cachorros pequenos podem até ficar embaixo de poltronas reclináveis (por trás do apoio para os pés) ou atrás de estantes.
- Chame o cachorro. Conforme o procura, fique chamando o nome dele. Ele pode estar dormindo profundamente em um canto, por isso talvez não o escute de primeira.
Começando a procura fora de casa
- Comece logo que possível. Você tem muito mais chances de encontrar o cachorro nas primeiras 12 horas após o desaparecimento. Na verdade, alguns especialistas dizem que quase 90% dos animais de estimação são encontrados quando os donos procuram nas primeiras 12 horas.
- Utilize frequentemente o nome do cachorro. Ele sabe o nome dele e talvez responda ao chamado. Sem contar que, desse modo, o cachorro terá um sinalizador audível de onde você está. Não se esqueça de usar apelidos também. Se você costuma chamar o seu cachorro de “Pompom” com mais frequência do que “Princesa”, experimente alternar entre os dois.
- Leve um saco com guloseimas junto. A comida é um grande motivador para qualquer cachorro, por isso, leve-a junto. Sacuda o saco conforme for andando e chame o cachorro com o nome que você usa para os petiscos.
Por exemplo, se você os chama de biscoitos, deve chamar: “Fido! Quer um biscoito?”. - Utilize o silêncio. O melhor momento para procurar com o saco de guloseimas e chamando o nome do cachorro é quando está silencioso lá fora. Experimente de manhã cedo, para o cachorro se sentir mais seguro para aparecer. Talvez ele já esteja na ativa a essa hora, procurando comida.
- Seja um detetive. Quando estiver procurando, verifique sinais do seu cachorro. Procure pegadas de patas na lama ou fezes que ele tenha deixado para trás. Veja se consegue encontrar tufos de pelo. Essas pistas podem apontá-lo na direção certa.
- Procure em cima e embaixo. O cachorro pode ter-se enfiado embaixo de um portão, escalado um carro ou se escondido atrás de tapumes. Verifique em todos os pequenos espaços que vir, pois os cachorros podem espremer-se para dentro de locais mínimos. Use uma lanterna para olhar nos lugares escuros. Não se esqueça de olhar atrás e embaixo dos arbustos.
- Escute tanto quanto fala. Você deve ficar atento aos sons do cachorro, como um ganido, um latido ou um ruído. Seu cachorro poderá guiá-lo até ele se você parar e escutar.
- Deixe os objetos preferidos dele do lado de fora. Coloque um dos brinquedos favoritos fora de casa, pois isso pode guiar o cachorro de volta. Além disso, tente deixar algo com seu cheiro do lado de fora, como uma blusa usada, pois isso também poderá atrair o cachorro.
- Pense nos acontecimentos recentes da vizinhança, ou seja, procure em casas recentemente construídas ou abandonadas, pois os cães podem procurar abrigo lá dentro. Além disso, leve em consideração se alguém se mudou desde que o seu cachorro fugiu, pois os cães às vezes se esgueiram para dentro de vans em movimento.
- Use o carro. O lado de fora da sua casa deve ser percorrido a pé, permitindo a verificação nos espaços mais apertados. Contudo, caso não encontre o cachorro, pegue o carro e dê uma volta na vizinhança. Dirija devagar e entre nas ruas sistematicamente. Mantenha as janelas abertas, chamando o nome do cachorro conforme o procura.
- Comece perto de casa, mas vá ampliando a área de procura. Alguns cachorros saem correndo quando fogem. Você deve, definitivamente, percorrer um raio de 1,5 a 3 quilômetros no primeiro dia, mas os cães podem correr por até 8 a 16 quilômetros. Embora não seja comum eles ultrapassarem os 16 quilômetros, não faz mal expandir a sua busca.
- Peça ajuda. Quanto mais pessoas estiverem procurando, mais provavelmente você encontrará o cachorro. Peça ajuda a familiares, amigos e vizinhos e coordene a busca. Ou seja, estabeleça áreas para cada pessoa procurar, a fim de não desperdiçar tempo sobrepondo os locais de busca.
- Converse com os vizinhos. Eles são uma ótima fonte de ajuda para encontrar o cachorro. Talvez o tenham visto correndo em determinada direção, ou um deles pode até tê-lo pegado após ele ter perdido a coleira. Vá de porta em porta na sua rua e leve uma fotografia junto para mostrar aos vizinhos.
Além disso, pergunte para pessoas que percorram uma grande área na sua vizinhança, como o carteiro. - Contate os abrigos locais. Avise que seu cachorro sumiu para que os funcionários fiquem atentos a ele. Não se esqueça de ligar para empresas privadas também.
Além disso, tire um tempo para visitar os abrigos pelo menos uma vez nos primeiros dois dias após o desaparecimento do cachorro para ver se ele não está lá. Volte a cada dois dias caso seu cachorro não apareça nos primeiros dois dias. - Verifique as clínicas veterinárias. Ligue para o veterinário do seu cachorro, principalmente se na coleira dele houver informações sobre esse profissional. Contudo, você também deve verificar outras clínicas de emergência na região para garantir que ele não foi levado ferido para uma delas.
- Proteja-se enquanto procura. Não procure sozinho à noite e leve lanternas e celulares com você.
- Continue procurando. Os animais de estimação podem sobreviver um longo tempo longe de casa. Você poderá encontrá-lo meses depois, por isso continue procurando e visitando os abrigos locais.
Divulgando o ocorrido
- Pendure panfletos. Imprima panfletos com a fotografia, uma descrição, o nome do cachorro e o seu telefone. Não se esqueça de pôr a região em que ele desapareceu, embora você não deva dar um endereço exato. Também inclua a data.
- Anuncie na internet. Você pode publicar em websites de animais perdidos e também em listas de classificados online, como o Craigslist. Além disso, utilize sua própria rede social. Publique notificações para seus amigos e peça para eles compartilharem com os amigos deles. Quanto mais pessoas você alcançar, mais provavelmente encontrará seu cachorro.
Não se esqueça de tornar as publicações públicas para que possam ser compartilhadas com outras pessoas. Por exemplo, no Facebook, é possível tornar uma publicação pública antes de publicá-la, sem mudar toda a configuração geral do seu perfil. - Anuncie no jornal. Compre um espaço na seção de classificados de um jornal. Mantenha o anúncio curto e objetivo, incluindo as mesmas informações contidas no panfleto.
- Tome cuidado com os golpistas. Leve alguém junto caso liguem para dizer que acharam seu cachorro. Peça para encontrá-la em um lugar público e não dê a recompensa para a pessoa até estar de novo com seu cachorro.
Quando alguém ligar dizendo que está com o cachorro, peça para o descreverem minuciosamente. Espere pela informação-chave que você deixou fora do panfleto. - Procure anúncios de cachorros encontrados. Nos mesmos sites em que estiver publicando, verifique as listas de animais encontrados. Procure também nos classificados dos jornais.
Como Encontrar um Cão Perdido via Wikihow | fotos/reprodução